Manta isolante: o que é?
Entenda o que é este importante acessório para a manutenção da rede elétrica, sendo indispensável para a segurança do profissional
Definição: manta isolante é um acessório de proteção para o profissional que trabalha em contato direto com a rede elétrica, tendo como principal componente o lençol de borracha capaz de isolar a eletricidade
Todo profissional que trabalha com a rede elétrica deve sempre estar atento à segurança. Qualquer descuido pode causar sérios acidentes. Portanto, contar com todo o conjunto de equipamentos de proteção individual é uma prioridade. Entre os itens, os mais conhecidos são o capacete, as luvas isoladoras de eletricidade, óculos de proteção e botas de segurança. A manta isolante, por sua vez, é o lençol revestido posicionado diretamente no fio condutor de eletricidade.
Quando a manta isolante está colocada no fio, o profissional pode trabalhar em segurança para realizar a manutenção necessária.
Os tipos de mantas isolantes:
A manta isolante é fabricada em diferentes espessuras. A espessura da borracha determina a máxima voltagem que a manta é capaz de suportar. Dessa forma, é fundamental ter ciência sobre a corrente elétrica presente e utilizar a borracha ideal para a tarefa. Não pode haver negligência em nenhuma das partes do processo.
As mantas isolantes são fabricadas na CELPAN conforme esquema abaixo:
- 0 – 1.0 (KV) – 1,6 a 2,5mm
- 1 – 7.5 (KV) – 2,6 a 3,6mm
- 2 – 17 (KV) – 2,8 a 3,8mm
- 3 – 25.5 (KV) – 3,0 a 4,0mm
- 4 – 36 (KV) – 3,2 a 4,3mm
Também é importante que a manta isolante tenha sido fabricada conforme a legislação do setor. As normas responsáveis são ASTM D-1048 e a NR 10.
Conheça a manta isolante da CELPAN.