O que é e para que serve os retentores? 

O retentor possui algumas funções que são de grande importância, para o bom funcionamento do sistema, e dentre estas funções podemos identificar a principal que seria a atividade de reter óleos, graxas e outros tipos de fluídos, que devem ser contidos de forma específica no interior de uma determinada máquina. Esta peça pode auxiliar ainda a evitar a entrada das mais diversas impurezas presentes no meio externo, como por exemplo, terra, areia, poeira, dentre outros.

Sobre os retentores

O retentor pode ser utilizado em vários segmentos, de forma que não possui uma utilização única, tendo apenas uma finalidade específica. Podemos encontrar os retentores em carros, caminhões, ônibus, bicicletas, máquinas agrícolas e até mesmo em eletrodomésticos, sendo possível encontrar esta peça nos mais variados tamanhos de forma específica para cada utilização.

De forma específica podemos dizer que todos os mecanismos que utilizam de movimentos para proporcionar um funcionamento correto, pode ser encontrado uma peça identificada como retentor. A parte mais sensível de um retentor é o seu lábio de vedação, e por isso deve ser utilizado com muito cuidado para que não seja causado nenhum tipo de dano nesta peça, podendo prejudicar o seu funcionamento futuramente. O lábio de vedação é uma das partes de maior importância, uma vez que é a responsável por proporcionar a vedação do lubrificante

Ainda sobre o manuseio desta peça, durante a sua montagem é importante tomar alguns cuidados, como por exemplo, fazer o uso de ferramentas adequadas para a montagem do retentor, evitando assim que a peça seja danificada de algum modo.

Funcionamento do retentor

Para que o funcionamento do retentor Celpan aconteça de forma correta ele deverá ser sempre aplicado entre duas peças que consigam proporcionar um movimento relativo. O retentor Celpan cumpre sua função de vedar ou reter líquido ou pasta em um determinado local, enquanto a máquina estiver em movimento ou mesmo enquanto ela estiver parada.  A vedação deste componente acontece entre a aresta do lábio de vedação e o eixo da máquina, de forma que é possível completar a estanqueidade com o meio externo. Para que isso aconteça de modo correto, é necessário que sejam encontradas algumas peças que também são importantes para o funcionamento correto deste sistema, como por exemplo a mola, vedação auxiliar, diâmetro externo, carcaça e costas. Estes mecanismos poderão proporcionar o funcionamento adequado da vedação principal. Para que seja possível realizar adequadamente a aplicação do retentor Celpan, é necessário verificar a borracha que será utilizada, uma vez que este pode ser um dos fatores de maior importância, para que seja possível garantir a eficiência deste sistema.  Durante a aplicação a vedação irá ocorrer por meio da interferência do lábio elastomérico sobre o eixo em questão. É possível identificar ainda, que existem diversos modelos de retentores, de modo que cada um destes pode ser utilizado de forma específica para cada determinada situação.  

Tipos mais comuns de Retentores    

tipos de retentores

Legendas

B – Vedação principal de borracha com mola, diâmetro externo de metal e com tampa.

BA – Vedação principal de borracha com mola, e diâmetro externo de metal.

BAG – Vedação principal de borracha com mola, proteção contra poeira e diâmetro externo de metal.

BG – Vedação principal de borracha com mola, diâmetro externo de metal, proteção contra poeira e com tampa.

BR – Vedação principal de borracha com mola, recoberto externamente com borracha.

BRG – Vedação principal de borracha com mola, proteção contra poeira e recoberto externamente com borracha.

GA – Vedação principal de borracha sem mola e diâmetro externo de metal.

GR – Vedação principal de borracha sem mola e diâmetro externo recoberto com borracha. 

Estrias do Lábio (Orientação)

L = Liso H = Horário AH = Anti-horário BI = Bidirecional RE = Rosca esquerda 

Material do Lábio

NBR = Nitrílica

ACM = Poliacrílica

MVQ = Silicone

FPM = Fluorelastômero

PU = Uretano

CR = Neoprene

PTFE = Teflon

NY = Nylon

HNBR = Hidrogenada 

Execução do alojamento:

diametro de furos de retentores

O vedador geralmente é retido no alojamento por interferência entre os diâmetros do alojamento DF e o externo do DR e sua montagem deve ser executada com auxílio de uma prensa hidráulica. Os valores recomendados para esta interferência, bem como as tolerâncias de DF e DR, segundo a norma DIN 3761. O acabamento da superfície do furo poderá ser obtido por usinagem fina com rugosidade de até Rt 25 micras. Deste modo será garantida uma boa retenção e estanqueidade entre o retentor e o alojamento.

Para se obter uma boa condição de montagem do retentor, deve ser previsto um chanfro de entrada no início do alojamento, com inclinação da ordem de 5º a 15º, numa profundidade de 0,8mm mínimo. Os cantos desta superfície chanfrada deverão estar livres de rebarbas de usinagem.  

Recomendações quanto à superfície do eixo

Objetivando conferir uma boa durabilidade e eficiência de trabalho ao retentor, a superfície do eixo onde trabalho o lábio deverá atender as seguintes exigências:

1- O acabamento final desta superfície deve ser obtido por operação de retífica de topo com valores de rugosidade RA dentro de 0,2 a 0,5 micras ou Rt de 1.60 a 4.0 micras. Nesta operação de retífica, deverão ser evitados os movimentos transversais do rebolo, que possam imprimir riscos com orientação helicoidal na superfície do eixo.

2- A superfície de trabalho do lábio do retentor deve ser isenta de danificações, tais como: batidas, sulcos, trincas, falhas de material, oxidações ou deformações.

3- A dureza do eixo na região de trabalho do retentor deverá estar acima de 28 RC. Visando uma boa condição de montagem, de modo que o lábio do retentor não sofra danificações ou deformações no ato da instalação, é recomendável que os cantos dos eixos sejam chanfrados com inclinação de 15 a 25º ou arredondados com raio de 0,6 a 1,0 mm na região que passa sob o lábio. Os cantos devem ser arredondados e livres de rebarbas. É importante também que o lábio de vedação durante a instalação do vedador evite contato direto com regiões do eixo contendo rasgos de chaveta, entalhados ou com usinagem grosseira. Caso isto seja inevitável, deve-se prover uma luva protetora com superfície em seu diâmetro externo respeitando as mesmas recomendações sugeridas para o eixo de trabalho. 

Tolerâncias de excentricidade do alojamento: Devido a inevitáveis variações de usinagem do alojamento e do mancal, é previsto que haja uma certa excentricidade entre os mesmos. Em outras palavras, a linha de centro geométrico do alojamento do retentor não coincide exatamente com a linha de centro efetiva de giro do eixo. A distância entre estas duas linhas de centros, assim definida como excentricidade estática. 

Tolerâncias de excentricidade do eixo: Igualmente é previsto que na usinagem do eixo haja uma certa excentricidade entre a linha de centro efetiva de giro do eixo e a linha de centro do diâmetro da pista de trabalho do retentor. Para valores muito acima dos recomendados, haverá o risco do lábio de vedação, devido à sua inércia, não conseguir manter o contato com o eixo. Principalmente no caso de elevadas velocidades angulares, podendo ocasionar vazamentos. 

Obs. Trabalhamos com todos os modelos de Retentores e Gaxetas de borrachas consulte um de nossos vendedores.