O que é a cadeira suspensa para trabalho em altura?

Entenda a diferença entre a cadeira suspensa desenvolvida para trabalho em altura de outras do mercado. Saiba mais!

Quando buscamos por cadeiras suspensas na internet, é comum encontrar uma variedade considerável de modelos. É importante entender que há diferentes tipos de cadeiras suspensas disponíveis no mercado.

diferenca entre cadeira suspensa e cadeira para trabalho em altura

Diferença entre cadeira suspensa para trabalho em altura (esq.) e a cadeira suspensa residencial

O primeiro ponto é entender que existem muitas cadeiras suspensas com o objetivo de decoração residencial, ou seja, absolutamente nenhuma ligação com o tipo que iremos detalhar neste conteúdo. Essas cadeiras suspensas residenciais somente têm como ponto comum o nome, por uma coincidência.

Já a cadeira suspensa para trabalho em altura é desenvolvida para que um profissional possa realizar suas atividades a uma distância de mais de 2 metros do solo. Entre essas atividades, podemos incluir a pintura de fachadas prediais, a limpeza de janelas, reparos em estruturas elevadas, entre muitas outras similares.

Existe mais de uma cadeira suspensa para uso em trabalho em altura?

Sim, existem. Mais precisamente, é possível encontrar dois modelos principais:

Cadeira suspensa balancim individual (link de nossa loja no Grupo RPF)

Cadeira Sobe e Desce (link de nossa loja no Grupo RPF)

A diferença entre elas é bem simples. A cadeira suspensa simples, ou balancim individual, somente permite a descida do profissional devido seu mecânico mais simples. Por este motivo, ela tem melhor preço, sendo bem mais barata.

Já a cadeira sobe e desce para trabalho em altura também permite que o trabalhador suba por meio de um dispositivo de manivelas. Esta tecnologia possibilita que o profissional suba ou desça sem grande esforço físico.

cadeira suspensa para trabalho em altura sendo usada em predio

O que é preciso para usar uma cadeira para trabalho em altura?

É importante que qualquer profissional que deseje usar uma cadeira suspensa para alturas elevadas faça todos os treinamentos relacionados e obtenha as certificações necessárias. A atividade traz consigo riscos inerentes. Por isso, simulações e familiaridade com todos os equipamentos de proteção individual são fundamentais. Conheça mais detalhes nos links abaixo:

O que é balancim: entenda a definição e como funciona

[EPI] Cadeirinha de pintura: tudo o que você precisa saber

Norma Regulamentadora Nº 35 – Trabalho em Altura

NORMA REGULAMENTADORA Nº 35 – NR35