Gaxetas: tudo o que você precisa saber
Define-se a gaxeta convencional como sendo um anel usualmente de borracha com lábio ou lábios que fazem a vedação de sistemas hidráulicos e/ou pneumáticos. É denominada de vedador automático por sua capacidade de vedar com a própria pressão exercida contra a parede do cilindro da haste ou do embolo.
A função das gaxetas é vedar sistemas de movimentos alternativos que fogem a capacidade de vedação dos cordões o-rings, com a vantagem de apresentar excelente desempenho e desgaste mínimo pelo fato de que a pressão sobre os lábios é proporcional a pressão do fluido.
As gaxetas fazem vedação para sistemas de baixas, médias e altas pressões, dependendo da dureza do material, modelo e perfil.
Gaxetas de borracha
Muitas vezes procuramos buscar um melhor desempenho para nossos maquinários e equipamentos que usamos em nossas fábricas, empresas ou industrias. A Celpan é justamente a Indústria que faltava em sua lista de fornecedores, que busca sempre levar o melhor para seus clientes, principalmente quando se fala de gaxeta de borracha. Buscamos sempre ter a melhor qualidade e trabalharmos com os melhores materiais e de mais alta qualidade.
O que é Gaxeta?
As gaxetas são juntas de separação entre peças montadas uma na outra. Essas juntas geralmente recebem o nome de GAXETAS quando têm a função de vedação ou isolamento.
A Celpan fabrica diversos tipos de gaxetas para isolamento térmico e/ou acústico, para máquinas, fornos, tubulações, pistões e etc.
Essas gaxetas podem ser fabricadas em diversos tipos de elastômeros diferentes, cada qual com suas qualidades e indicações de uso.
A gaxeta de borracha é um vedador com lábio ou lábios internos ou externos que faz vedação de sistemas hidráulicos, pneumáticos, com movimentos rotativos e axiais (sem movimentos laterais). Ela é denominada como vedador automático por sua capacidade de exercer pressão contra as paredes do eixo e camisa, sem a necessidade de utilizar molas. A vantagem da gaxeta de borracha é a versatilidade em sua aplicação.
Tipos de gaxeta
As gaxetas são feitas de diversos tipos e formas, porém as mais comuns são aquelas produzidas de Borrachas ou Poliuretano. Esses modelos são usados em sistemas de movimentação considerada axial (sem movimentos laterais), podendo ser utilizada tanto em alta como em baixa pressão. Existem também as gaxetas Tipo Chevron, que se diferenciam das comuns de formato em V e são totalmente sobrepostas em diversos anéis específicos. Esse modelo é mais utilizado em tipos de aplicações diferenciadas onde as gaxetas simples não são suficientes.
Estão disponíveis também no mercado as gaxetas com metal (Retentores). Esse tipo muitas vezes é feito de aço, cobre e níquel revestidas em borrachas e funcionam bem em aplicações de alta temperatura e alta pressão. São muito indicadas para isolação térmica em estufas, fornos, refrigeradores, destilarias de petróleo, siderúrgicas, caldeiras, locomotivas e navios, gaxetas em silicone ou flúor-elastômero (Viton®).
As Gaxetas são elementos desenvolvidos especificamente para vedações dinâmicas axiais, aplicadas em sistemas hidráulicos e/ou pneumáticos.
É contra indicada sua aplicação em vedações de dinâmica radial. Estes tipos de gaxetas podem variar sua forma construtiva, ou seja, sua estrutura e compostos dependendo das condições aplicativas:
- Aplicação em haste ou êmbolo (interferência dos lábios de vedação)
- Sistema pneumático ou hidráulico (composto)
- Pressão de trabalho (dureza do composto)
- Temperatura de trabalho (composto)
- Fluido (composto)
Os principais e mais utilizados tipos são:
Gaxetas do Tipo “U”
São gaxetas desenvolvidas tanto para sistemas hidráulicos bem como pneumáticos, indicadas para baixa e média pressão de trabalho (solicitamos pressão máxima de 300 Kgf/cm2).
Gaxetas do Tipo “K”
São gaxetas desenvolvidas para sistemas hidráulicos, adequadas para média e alta pressão de trabalho (solicitamos pressão entre 200 até 700 Kgf/cm2).
Gaxetas do Tipo “H” ou Gaxeta Copo
São gaxetas desenvolvidas para sistemas pneumáticos, adequadas para baixa e média pressão de trabalho (solicitamos pressão entre 02 até 30 Kgf/cm2).
Gaxetas do Tipo “CHEVRON”
São gaxetas desenvolvidas para sistemas hidráulicos, adequadas para média e alta pressão de trabalho (solicitamos pressão entre 200 até 1000 Kgf/cm2).
Estes tipos de gaxetas têm a configuração construtiva na forma de um “V”, com um elemento superior (Topo) e outra inferior (Base)
Gaxeta por metro ou também perfil
Além dos materiais existem tipos de formatos diferenciados, que variam de acordo com a necessidade de utilização. São disponibilizados: em forma de L, V, U, cordão redondo O’ring ou quadrado quadri ring dependendo do caso e aplicação em diversos tipos de Borracha.
É interessante citar também que os sistemas de gaxetas acabam por sua vez vedando de forma automática os aparelhos utilizados, tudo isto graças a um tipo de pressão que é exercido contra a parede dos equipamentos, e além disto elas possuem vantagens de oferecer desgastes considerados mínimos, reduzindo assim todos os problemas e ainda aumentando seus períodos existentes de troca.
As escolhas das gaxetas também deverão levar em conta uma série de fatores, dentre eles temos as pressões de que serão totalmente exercidas no seu funcionamento e ainda as temperaturas onde devem ser submetidos já que os tipos de gaxetas acabam sendo subdivididos ainda de acordo com alguns parâmetros considerados principais.
Com isto temos as várias gaxetas e suas utilidades que poderão fazer toda a diferença no tipo de serviço tornando o ambiente muito mais eficiente.
Os materiais que compõem as Gaxeta
As peças sempre foram a parte mais complexa na criação de um equipamento como um todo, visto que existem muitos equipamentos que são compostos por uma infinidade de peças, garantindo que o equipamento funcione de forma correta e com eficácia, por isso existem muitas peças que demoraram a ser criadas, e quando realmente foram criadas, acabaram modificando totalmente a forma de funcionamento de um determinado equipamento, assim como no caso da gaxeta. A gaxeta é uma das peças que contam com separação, seja para dar flexibilidade ou outras finalidades, essa separação precisa de um encaixe que também consiga oferecer uma vedação de alta resistência, justamente por isso a gaxeta foi criada.
Dê uma forma geral a gaxeta funciona como uma junta, porém a gaxeta conta com uma vedação, visto que em alguns casos a mesma trabalha em contato com fluídos e consequentemente necessita de um sistema de vedação, visando dessa forma garantir que o funcionamento das peças irão acontecer de forma correta. Por isso a gaxeta necessita de muita resistência, visto que é uma peça que garante resultados de alta qualidade para um equipamento, por isso o ideal é fazer uma boa pesquisa para encontrar marcas que são especializadas no segmento.
Instalação das gaxetas
As gaxetas são instaladas com os lábios de vedação voltados para o fluido a ser vedado e aconselha-se recobri-los com óleo ou graxa limpa para facilitar a montagem e manter os lábios lubrificados, principalmente para sistemas pneumáticos. Durante a instalação, se as gaxetas precisarem passar sobre roscas, furos radiais, canais etc., será indispensável o uso de dispositivos para evitar danos nos lábios de vedação.
Obs: As gaxetas são instaladas com os lábios de vedação voltados para o fluído.
Gaxetas com metal – Retentores
O Vedador automático de lábio ou lábios com inserção de metal é conhecido pelo nome de retentor, é composto essencialmente por uma membrana elastomérica em forma de lábio e uma parte estrutural metálica e outra semelhante a uma mola que permite sua fixação na posição correta de trabalho.